Comunidade Hiana Gaia e os 5 gigantes. "A religião oficial do Brasil é:"

Comunidade Hiana Gaia e os 5 gigantes.
 "A religião oficial do Brasil é:"

Com a chegada da república houve a separação da Igreja e o Estado consagrada na Constituição de 1891


O Brasil é um Estado laico?

O Brasil é oficialmente um país laico. Essa decisão está presente na Constituição Federal de 1988, no art. 19, inciso I:
“É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:
I – estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público.”
Esse artigo deixa claro que as decisões tomadas no Brasil não devem ser baseadas em princípios ou regras que façam parte de qualquer doutrina ou religião que exista no país.
Em outro aspecto isso significa que nenhum cidadão brasileiro pode sofrer qualquer tipo de discriminação ou prejuízo em consequência de suas convicções religiosas, que são pessoais.  https://www.todapolitica.com/estado-laico/
Eu Hiana Gaia vou contar algo que aconteceu em um município aqui por perto, e envolveu a lei da Tolerância Religiosa. Bom! Isso se passou em uma câmara de vereadores, e nessa câmara tinha um crucifixo na parede e alguns vereadores então evangélicos começaram a implicar com o crucifixo, pois aquele símbolo religioso denunciava que ali, então, todos eram católicos e que não era verdade, pois, a política da República Federativa do Brasil é LAICA e aquele crucifixo, eles achavam que era abuso de poder. Então essa câmara de vereadores em concessão votaram... A Favor ou Contra, digo, retirar o símbolo religioso da parede. Na votação venceu por Unanimidade o voto de: A Favor. Então o presidente dessa câmara retirou o símbolo religioso, lacrando-o em uma caixa e em uma gaveta à espera do seu dono ou família vir reclamar. A Lei Laica da Tolerância Religiosa não admite em hipótese nenhuma; jogar no lixo, expor em praça pública, queimar, surrar..enfim! Tudo o que esteja em questão e isso é muito bom!   

A intolerância religiosa no Brasil começou com a chegada dos portugueses.
Como o catolicismo não admitia nenhuma outra religião que não fosse a católica, as crenças dos indígenas passaram a ser vistas como maléficas e, portanto, desprezadas.
Com a chegada dos negros que foram escravizados a mesma atitude se repetiu. Para escapar da perseguição dos senhores e do clero, os negros usavam as imagens dos santos católicos em suas cerimônias quando na verdade estavam cultuando seus orixás. Assim começou a relação entre o sincretismo e as religiões afro-brasileiras.
Durante o Império, a religião católica foi declarada oficial pela Constituição de 1824. Isso queria dizer que nenhuma outra religião poderia realizar cultos públicos. Igualmente, os locais destinados às reuniões não poderiam ter, externamente, símbolos que identificassem como um templo.
Com a abertura dos portos às nações amigas e a chegada de vários ingleses ao Brasil, esta política foi revista na prática.
Afinal, os ingleses, protestantes, tinham que ser enterrados em cemitérios diferentes dos católicos. Em várias cidades do Brasil é comum a existência de um “Cemitério dos Ingleses” destinado aos protestantes de várias denominações e judeus.
No Segundo Reinado, o aumento da imigração alemã proporcionou a vinda de pastores luteranos que abriam seus templos para atender as novas comunidades.
Um caso emblemático é o da Igreja Luterana de Petrópolis cujo próprio imperador Dom Pedro II contribuiu para sua construção.
Com a chegada da república houve a separação da Igreja e o Estado consagrada na Constituição de 1891. Em 1903 é revogada a lei que impedia templos não católicos de terem características de “igreja” e desta maneira são levantados vários locais de culto cristão.   https://www.todamateria.com.br/intolerancia-religiosa/


Comentários

Postar um comentário